Escola de aplicação da UFPB - Autor: Thyago Ramon, País: Brasil, Localização: João Pessoa, Data: 2015 - O projeto propõe a criação de uma escola de aplicação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com capacidade para atender cerca de 1500 alunos do ensino infantil, fundamental e médio em regime de ensino integral. Os objetivos principais são propor uma escola que vá além da lamentável realidade da maioria das escolas públicas do Brasil e criar um edifício que seja um elo de ligação entre o bairro e a universidade. O terreno escolhido para o projeto tem cerca de 16,5 mil metros quadrados e está localizado no campus 1 da UFPB, na cidade de João Pessoa. Entre os vários terrenos disponíveis este foi escolhido por esta livre de vegetação densa, ter ampla disponibilidade de meios de transporte público, e está próximo a equipamentos da universidade que podem complementar as atividades da escola. A ideia inicial que norteou o desenvolvimento da proposta foi criar um prédio sobre uma praça. A escola tem 4 pavimentos mais um subsolo de estacionamento, as atividades mais complexas e/ou que concentre maior número de pessoas estão dispostas nos níveis mais baixos e as atividades mais simples nos níveis superiores. O volume do prédio é dividido ao meio, criando um grande pátio que abre o interior da escola para a praça abaixo, para o céu acima, e para o entono em suas laterais. O pátio é o ponto central do projeto, nele estão os acessos principais, as circulações verticais e horizontais, e pequenos pátios suspensos que formam áreas de lazer.
Infelizmente, seu navegador não é suportado. Podem haver bugs e inconsistências no site se você contiunar usando esse navegador. Considere baixar um navegador mais atual clicando aqui.

Escola de aplicação da UFPB

Thyago Ramon

João Pessoa, Brasil
2015

O projeto propõe a criação de uma escola de aplicação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com capacidade para atender cerca de 1500 alunos do ensino infantil, fundamental e médio em regime de ensino integral. Os objetivos principais são propor uma escola que vá além da lamentável realidade da maioria das escolas públicas do Brasil e criar um edifício que seja um elo de ligação entre o bairro e a universidade.

O terreno escolhido para o projeto tem cerca de 16,5 mil metros quadrados e está localizado no campus 1 da UFPB, na cidade de João Pessoa. Entre os vários terrenos disponíveis este foi escolhido por esta livre de vegetação densa, ter ampla disponibilidade de meios de transporte público, e está próximo a equipamentos da universidade que podem complementar as atividades da escola.

A ideia inicial que norteou o desenvolvimento da proposta foi criar um prédio sobre uma praça. A escola tem 4 pavimentos mais um subsolo de estacionamento, as atividades mais complexas e/ou que concentre maior número de pessoas estão dispostas nos níveis mais baixos e as atividades mais simples nos níveis superiores.

O volume do prédio é dividido ao meio, criando um grande pátio que abre o interior da escola para a praça abaixo, para o céu acima, e para o entono em suas laterais. O pátio é o ponto central do projeto, nele estão os acessos principais, as circulações verticais e horizontais, e pequenos pátios suspensos que formam áreas de lazer.

outros projetos de Thyago Ramon
Outras publicações
Mostrar mais
produtos